domingo, 28 de junho de 2009

Dos confins do Brasil, brotou o poeta do povo!






Devo dizer que considero João do Vale uma das figuras mais importantes da música popular brasileira. Se é certo que em 1964-65, quando se realizou pela primeira vez o show Opinião, os grandes centros do país tomaram conhecimento de sua existência e lhe reconheceram os méritos de compositor, não é menos certo que pouca gente se deu conta do que ele realmente significa como expressão de nossa cultura popular. Isso se deve ao fato de que João do Vale não é um compositor de origem urbana e que só agora se começa a vencer o preconceito que tem cercado as manifestações populares sertanejas. É verdade que em determinados momentos, com Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, essa música conseguiu ganhar o auditório nacional, mas para, em seguida, perder o lugar conquistado. É que o Brasil é grande e diversificado. Basta dizer que, quando João do Vale se tornou um nome nacional, já tinha quase trezentas músicas gravadas, que o Nordeste inteiro conhecia e cantava, enquanto no sul ninguém ainda ouvira falar nele. Lembro-me da primeira vez que o vi cantar em público, em 1963, no Sindicato dos Bancários, no Rio, convidado por Thereza Aragão. Dentro de um terno branco engomado, pisando sem jeito com uns sapatões de verniz, entrou em cena. Parecia encabulado, mas quando começou a cantar, empolgou o auditório. Era como se nascesse ali o novo João do Vale que, menos de dois anos depois, na arena do Teatro Opinião, faria o público ora rir, ora chorar, com a força e a sinceridade de sua música e de sua palavra. Autenticidade é uma palavra besta mas é na autenticidade que reside a força desse João maranhense, vindo de Pedreiras para dar voz nacional ao sertão. Mas não só nisso, e não apenas no seu talento, como também em sua cultura. Há gente que pensa que culto é apenas quem leu muitos livros. No entanto, se tivesse tido, como eu, a oportunidade de ouvir João cantar as músicas sertanejas que ele sabe, veria que ele é a expressão viva de uma cultura. De uma cultura que não está nos livros mas na memória e no coração dos artistas do povo.

FERREIRA GULLAR – 1977
Bibliografia: Nova História da Música Popular Brasileira - Ed. Abril Cultural



“Sou a flô que o vento jogou no chão, mas ficou um galho pra outra flô brotá. A minha flô o vento pode levá, mas o meu perfume fica boiando no á”
(João do Vale)




Trecho do documentário "João do Vale - Muita Gente Desconhece"



Carcará, de João do Vale, interpretada por Trio Curimã

3 comentários:

  1. Inevitável sentimento de perda ao pensar em quantos "João do Vale" existem por aí, e que a gente e boa parte do mundo não terá o privilégio de conhecer...

    ResponderExcluir
  2. É verdade Marcus...vamos tentando fazer a nossa parte...Sigamos!

    ResponderExcluir
  3. Salve João do Vale; salve os poetas do povo; salve as vozes do Sertão.
    Muito bom o blog, muito boa também a versão do nosso gênio.
    Abraços!!!

    Obs.: Querendo saber mais sobre a cultura do Maranhão, http://musicamaranhense.blogspot.com

    ResponderExcluir