sábado, 15 de maio de 2010

Originais do Samba



...E se houver tristeza que seja bonita, pois tristeza feia o poeta não gosta...
(Candeia)


Hoje de manhã ao tomar meu habitual café, eis que na deliciosa Rádio Inconfidência, aqui de BH, a nossa Brasileiríssima, ouço o clássico de Candeia “Testamento de Partideiro”, na belíssima interpretação d’Os Originais do Samba, grupo de samba formado na Década de 1960 no Rio de Janeiro por ritmistas de escolas de samba.

O grupo ficou conhecido por seu ilustre integrante, o humorista Mussum, grande sambista!

Então resolvi dedicar este post a esse grupo importantíssimo na História da Música Popular Brasileira, com seu jeito único de fazer samba, sempre cantado em uníssono e com uma força percussiva primorosa. Fui “aplicada” ao som dos Originais nos idos de 1999, pelo maridão, músico e exímio entendendor de samba. Na época ele me trouxe uma fita cassete amarelinha de um disco maravilhoso dos originais do samba dos anos 70, que ouvi compulsivamente durante meses. Arte de altíssimo nível! Nessa fita cassete, que guardamos até hoje com carinho, pérolas como “Cadê Teresa”, “Na Subida do Morro”, “Do Lado Direito da Rua Direita”, “Lá vem salgueiro”, “Esperanças Perdidas”, “Assassinato do Camarão” e a já mencionada “Testamento de Partideiro”, dentre outros clássicos.


O grupo, de nome inicial "Os Sete Modernos do Samba", começou a se apresentar em teatros e shows, incluindo o palco do Copacabana Palace, onde realizou o espetáculo "O Teu Cabelo Não Nega". Fixaram-se em São Paulo depois de excursionar pelo México, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e Paulo César Pinheiro. No ano seguinte gravaram a música "Cadê Teresa", de Jorge Ben, que fez grande sucesso. Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor.


Um dos integrantes do grupo, Mussum, sairia para formar Os Trapalhões ao lado de Renato Aragão, Mauro Gonçalves e Dedé Santana. Excursionaram pela Europa e Estados Unidos, e foram o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris.

Alguns de seus maiores sucessos são Tá Chegando Fevereiro (Jorge Ben/ João Melo), Do Lado Direito da Rua Direita (Luiz Carlos/ Chiquinho), A Dona do Primeiro Andar, O Aniversário do Tarzan, Esperanças Perdidas (Adeilton Alves/ Délcio Carvalho), E Lá se Vão Meus Anéis (Eduardo Gudin/ P.C. Pinheiro), Tragédia no Fundo do Mar (Assassinato do Camarão) (Zeré/ Ibrahim), Se Papai Gira (Jorge Ben), Nego Véio Quando Morre.




Os Originais do Samba nos deixaram o legado da música feita com amor, lirismo e certa pitada de inocência, tradução autêntica da alma do povo brasileiro. Um exemplo a ser lembrado e seguido pela atual geração, muitas vezes tão inssossa, no modismo exacerbado do culto ao samba.



“O sambista não precisa ser membro da academia
Ao ser natural em sua poesia o povo lhe faz imortal...”

Candeia em "Testamento do Partideiro"

Conheça aqui os Originais do Samba:


Nós do Trio Curimã interpretando Originais do Samba:



7 comentários:

  1. leitura prazerosa, como sempre.
    felicidades

    ResponderExcluir
  2. Nossa qta coisa boa p/ se ler e viajar !! Adorei, voltarei mais vezes!!
    bjão,
    lena

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marcus, sempre bom ter sua presença por aqui!
    Lena, que bom que gostou, volte sempre!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. SENHORES, HÁ UM ERRO NA INFORMAÇÃO DADA POR VOCÊS.

    OS ORIGINAIS DO SAMBA É UM GRUPO DE SÃO PAULO E NÃO FORMADO NO RIO E DEPOIS SE FIXARAM EM SÃO PAULO.

    O PROBLEMA É QUE TUDO QUE É BOM, AS PESSOAS ACHAM QUE É DO RIO.

    INCLUSIVE O MUSSUM É PAULISTA, NASCIDO NO BAIRRO DA CACHOEIRINHA EM SÃO PAULO.

    ABS!

    ResponderExcluir
  5. Caro Rodrigo, obrigado pelo alerta embora não tenhamos confirmado as informações dadas por você.
    O que auferimos na própria internet foi exatamente o que publicamos.
    Aproveitamos então para esquentar o debate e repassar o desafio aos nossos leitores, e, de posse das devidas referências bibliográficas mudaremos ou não o nosso artigo.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. È isso mesmo tudo que È bom È do RIO DE JANEIRO,morda-se meu carooo rodriguinho.

    ResponderExcluir
  7. muito legal o post! tivemos a honra de receber a nova formação dos Originais do Samba no Estúdio Showlivre, dá uma conferida depois.
    Abs!

    http://showlivre.com//home/item/v/PvN4YrE4_-o/1

    ResponderExcluir