quinta-feira, 10 de junho de 2010

Uma colher de chá



Chá ou Infusão?

Por incrível que pareça, muita gente ainda não tomou chá de verdade. O chazinho de camomila ou erva-doce em saquinho trata-se de uma infusão. “Existem chás saborosos de saquinho, mas é bom abrir e ver se estão todos com coloração e tamanho parecidos, ou, por exemplo, se têm flores de camomila. Por isso, nada como ter o contato com o chá”, alerta Sauressig também representante da marca Tee Gschwendner no Brasil, que utiliza apenas ervas de produção orgânica. O papel dos saquinhos também é orgânico, pois não recebem cloro para ficarem brancos.

O chá é uma bebida proveniente das folhas e dos botões da Camellia sinensis, de origem chinesa (confira aqui dicas de preparo). Essas folhas passam por três processos principais de fermentação: verde, oolongo ou preto. Quando ela é baixa, trata-se de um verde: rico em antioxidantes e vitamina C e produzido principalmente no Japão e China.

Na fermentação oolongo (entre o chá verde e preto), a oxidação não é completa, por isso as folhas não ficam verdes nem pretas. Geralmente, a infusão dura entre dois a quatro minutos e a água deve estar recém-fervida. Já o tipo preto, fabricado principalmente na África, Indonésia, China e Sri Lanka, passa por uma fase ainda mais longa de fermentação.

Aromatizados

Quem já conhece um pouco sobre chás, aprecia um bom aromatizado, uma mistura do chá “base” (preto, oolongo ou verde) com flores, frutos, ervas e especiarias. O blend acontece na fermentação e envolve profissionais de engenharia química e de alimentos.

Sauressig, que esteve recentemente na Europa, ressalta novas combinações com frutas tropicais, como manga e coco, anunciadas por Thomas Holz – provador de chá e grande especialista no assunto. “Em junho e julho, eles já estarão nas lojas daqui”, garante a especialista.

Ayurvédicas

Além de ser saboroso, as ervas e temperos dos chás ainda são usados por médicos para estimular certos sentimentos, como, bom-humor ou coragem. Para manter a paciência, o médico indica uma mistura pronta de hortelã, gengibre, melissa, pétala de malva e tomilho.

Harmonização

Assim como os vinhos e a cachaça, os chás podem ser combinados com salgados e doces. Cristina Piereck, gerente operacional do restaurante Nakombi e estudiosa do assunto, aplica alguns conceitos de harmonização no restaurante. “Quando se tratam de pratos mais gordurosos ou com frituras, indico um chá preto por ser mais intenso e forte, até combinado com especiarias, para atenuar a gordura. Receitas com cogumelos que recebem shoyo ou sabores mais adocicados, ficam muito bem com um verde ou preto harmonizado com gengibre, canela ou cardamono. Peixes ou sushis com wasabi ou shoyo são combinados com chás a base de frutas”, explica.

Já Sauressig indica a bebida gelada ou quente para um churrasco. “Neste caso é bom acompanhá-lo com um chá encorpado (preto). Para queijos, a especialista recomenda um bom preto ou oolong que auxilia na digestão. E por fim, no famoso chá da tarde, o melhor mesmo é o chá preto que combina com tudo. Mas caso tenha um bolo de morango, vale um chá verde ou preto aromatizado com a fruta, enfim, tudo para tornar o lanche requintado da tarde ainda mais saboroso.

Matéria assinada por:
Juliana Lopes - Cyber Cook

"Para fazer chá, use água filtrada ou mineral, sem cloro. Jamais ferva a bebida"

Marcela Besson, iG São Paulo

Separamos onze recomendações para preparar a bebida perfeita. O leitor talvez se pergunte "mas o que pode ser tão difícil na hora de preparar uma coisa tão simples?" O perigo está justamente aí. Subestimando a complexidade do chá, a água pode ficar quente demais e desandar tudo.

Onze orientações para não errar no preparo do chá

- use água filtrada ou mineral, sem cloro
- jamais ferva o chá
- o correto é despejar a água quente sobre ele, esperar o tempo de infusão adequado e depois coar a bebida
- a temperatura da água varia de acordo com o tipo de chá
- pretos são preparados com água recém-fervida
- para verdes e brancos, é preciso ferver a água e deixá-la esfriar até a temperatura desejada
- na falta de um termômetro, saiba que com três minutos de descanso após a fervura, a água chega a 90ºC. Se o tempo de descanso for de cinco minutos, a temperatura cai para a 80ºC
- diferente de alguns vinhos, todos os chás devem ser consumidos ainda jovens
- verdes, brancos e aromatizados costumam ter dois anos de validade
- pretos e oolongos duram até quatro anos
- para manter o aroma e o sabor, guarde-os em local seco e com pouca luminosidade .


Fica aí a dica...Nesse tempo frio, não tem carinho melhor que tomar um chazinho à noite...

3 comentários:

  1. Hei que coisa! eu não sabia que fazer um chá era tão cheio de manhas!! hehhehe, mas bom saber pq eu adoro chá, tomo sempre agora no inverno.
    Adorei o quartinho da sua filhinha, pra quando é seu bebe ???
    Adorei tb a sua visita, volte sempre e quero ver suas plantinhas tá?? me avise quando postar ! Bjs Leila

    ResponderExcluir
  2. Hoje poe sorte tá um dia friozinho, fiquei com vontade de tomar chá!!!!
    Obrigada pelas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!

    ... Aprecio muito os bons chás de nossas ervas tradicionais, como a camomila, erva cidreira, etc... rss

    Abraços!!!

    ResponderExcluir