terça-feira, 5 de maio de 2009

No Princípio Era a Luz - II

Como Surgiu a Noite

O céu era azul, a claridade imóvel, desde que o mundo se fêz mundo. Mas contam que, certa vez, um índio encontrou um caroço de fruta. Sacudiu-o e sentiu qualquer coisa dentro. Levou-o ao ouvido e escutou curiosos ruídos. Eram vozes soturnas de aves, de sapos e de rãs, de grilos e de outros insetos. Cheio de curiosidade, quebrou-o...E a Noite surgiu, cobriu de trevas e de silêncio o mundo. E com a Noite, vieram as estórias que se contam ao pé-do-fogo.

Assim, da curiosidade dos homens nasceu a Noite. E a própria Noite, com a quietação, com as vozes veladas que se fazem mais audíveis, se transformou na maior alimentadora da curiosidade dos homens. Pois é ao crepitar do fogo doméstico, nas horas noturnas de descanso, que os índios perguntam a si mesmos e aos outros o "porquê" das coisas. Por quê, por exemplo. surgiu a Lua no meio da Noite, quando a estória conta que do caroço saiu apenas a Noite, sozinha, sem Lua nem nada?
--------------------

Afonso Schimidt, baseado em Ciro Dutra Ferreira, Ivo Sanguinetti, J.C. Pixão Côrtes e Luís Carlos Barbosa Lessa, do Centro de Tradições Gaúchas, em Lendas Brasileiras, Livraria Pluma, Porto Alegre.

Ilustrações: José Lanzellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário